Mulheres vs Homens

Não sou muito apologista de leituras leves. Gosto mais daqueles livros que nos põem a pensar e nos fazem chorar e nos fazem ficar a remoer não sei por quanto tempo. No entanto, às vezes, também gosto de deitar um olhinho a uma literatura soft, divertida e simples. Luciana Littizetto pôs-me a rir da primeira página à última do sei livro Solteira, Independente e Bem Acompanhada. Com uma escrita mordaz, irreverente e muito inteligente, a autora mostra-nos como uma mulher na casa dos trinta pode brincar em torno da sua incompreensão à volta do amor. “Do peso à maternidade, da paixão à carreira, Luciana toca tudo e todos, devolvendo-nos a capacidade de rirmos dos outros, começando por nós próprios”. Quando me ofereceram este livro, disseram-me que eu me iria identificar bastante com o que ele escreve sobre o universo masculino, descrito “com um hilariante talento cómico”. É bem verdade. Ela surpreendeu-me pela forma irónica com que relativiza esta guerra de sexos eterna.

Ela neste momento já tem mais dois livros editados. Eu ainda não os li, mas a ver pelos títulos, o conteúdo não deve andar muito longe disto. Para vos abrir o apetite, deixo-vos aqui uma passagem do Solteira, Independente e Bem Acompanhada:

“Um destes dias, estava na fila do self-service e dei por mim a pensar: por que é que não recebemos à nascença umas senhas sentimentais, como as da gasolina? Para se irem acumulando. Por cada fracasso amoroso, um número especificado de senhas. E no fim, o prémio: um namorado supermágicobelíssimo. Um encontro decepcionante? Uma senha. Dois meses de uma relação que naufragou sem ai nem ui? Sete senhas. Três anos de namoro, seguidos de separação dolorosíssima com choro e ranger de dentes? Trinta senhas. Falta a senha especial, para a mudança de óleo… Bem, essa, às tantas, quem deveria dá-la era o analista, no final da psicoterapia.”

😀

Your point of view!

