Ai Sushi, Sushi…

Nunca fui muito dada a grandes experimentações gastronómicas. Faz-me confusão estar a provar algo que não sei bem o que é, de onde vem ou como foi feito. Por outro lado, sou uma pessoa que come muito com os olhos. Adoro ver pratos bonitos, bem trabalhados, cheios de cor, às vezes, verdadeiras obras de arte. E para mim o Sushi tem isso tudo. Mas só. Não consigo gostar. Não sei gostar. A única vez que fui a um restaurante japonês, acabei por jantar um Petit Gateau com uma bola de gelado delicioso. Gostava de gostar porque vivenciar a experiência de um japonês é realmente cativante: todo o ambiente, os pratos magnificamente bem decorados, o ritual de comer com os pauzinhos, os molhos, a magia de gostar de sushi. Sim, magia. Porque como não aprecio não sei bem do que se trata. [Shame on me!] E a magia do Sushi deve ser tão grande que os apreciadores para além de gostarem de comer, têm uma vontade enorme de saber fazer. É quase uma filosofia de vida o querer impressionar sabendo fazer sushi. Eu aposto que deve ser divertidíssimo aprender isso. O ano passado surgiu em Portugal a Everything About Sushi, a primeira escola de sushi do país e já é possível ter aulas de sushi. Acho mesmo um projecto encantador e muito interessante. Coordenada pelo Chef Paulo Morais, a Everything About Sushi está localizada em Aveiro e, parece-me, mesmo ainda não tendo aprendido a apreciar esta iguaria, que é o lugar ideal para tentar fazer e gostar. É certo que o que mais me fascina são as fotografias que estes pratos possibilitam, mas há que começar por algum lado, não é? 😉

Your point of view!

